terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mecanismo de 'captura' de presas das Droseras, e Utricularias,




Bom dia visitantes. Hoje deixo aqui para vocês um artigo explicando como funciona os mecanismos de ''captura de presas'' das Droseras e das Utricularias.
Droseras:
O mecanismo de captura de presas das Droseras se baseia em movimentos lentos, esses movimentos ocorrem quando o inseto ( a presa) ao encostar nas folhas, fica presa nelas por uma muscilagem (goticulas pegajosas.), essa muscilagem pegajosa possui uma cor de orvalho e o cheiro lembra ''néctar'', isso atrai o inseto. Quando o inseto já esta preso, cada vez mais que ele tentar escapar, mais ele ira esbarrar em mais tentáculos e mais ficará preso acionando os movimentos da planta, que enrola seus tentáculos na presa e imediatamente inicia a processo de digestão.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Utricularias:
As utricularias aquáticas possuem suas armadilhas submersas em agua, e as terrestres possuem armadilhas subterrâneas. Mas ambas possuem o mesmo tipo de captura, suas armadilhas que se denominão utriculos.Capturam apenas insetos pequenos ( bem pequenos) eaté micro organismos. A armadilha funciona como uma bolsa a vácuo. Quando a presa se aproxima e encosta na armadilha ela se abre rapidamente puxando oque está a sua volta, inclusive sua presa, e logo após isso se inicia o processo de digestão. ( fotos em breve )

Nenhum comentário:

Postar um comentário