Fichas de cultivo

Nepenthes gracillima x rafflesiana










Espécie: Nepenthes gracillima x rafflesiana


Reino:Plantae


Família : Nepenthaceae


Gênero : Nepenthes


Geral: Essa planta não é difícil de cuidar, suas folhas demoram um pouco para crescer, mas logo que terminam e se abrem, as gavinhas já começam a crescer e quando encostam no solo, pode ser o próprio substrato do vaso ou qualquer outro lugar, começa a crescer o jarrinho de sua ponta, até se abrir. Se você deixar seu vaso pendurado, acredito que as gavinhas cresceriam muito, pois aquí em casa eu queria deixá-la crescer e fui empilhando pratinhos de colocar água debaixo do vaso para que ele ficasse mais alto e ela não encostasse no chão, no final eu empilhei 3 pratos e ela não parava de crescer, e só quando não sobrou mais nem um e ela encostou no chão que o jarrinho cresceu.

Água:Assim como a maioria das nepenthes, a N. gracillima x rafflesiana gosta de alta umidade. Você pode borrifar água nela duas ou três vezes ao dia. Ela gosta de substrato úmido, porém não encharcado, então você pode molhá-lo uma ou duas vezes por dia até sair água pelo fundo do vaso, mas não deixe um prato com água. No meu caso eu deixo apenas para a água não cair direto no chão, quando vejo que está cheio, tiro toda a água dele, pois se ela se acumular pode apodrecer as raízes.


Sol:Assim como a maioria das nepenthes, essa planta gosta de claridade e sol indireto, porém, podemos dá-la algumas horas de sol direto, assim ela ficará com uma cor vermelha muito viva e bonita, chegando às vezes até a ficar cor de vinho.(na foto não dá pra reparar direito graças ao flash, mas o peristômio da planta está cor de vinho e o jarro vermelho escuro)


Propagação:Pode se reproduzir por sementes ou estacas. Suas flores são divididas em macho e fêmea.


Curiosidades:Quando bem cuidada e adaptada ao seu ambiente, essa planta pode começar a produzir bastante néctar pelas glândulas da tampa de seus jarros, chegando até a formar gotas. Como expliquei acima, seus jarros normalmente se desenvolvem quando encostam no solo, então, para que crescam mais rápido, você pode fazer uma base de sphagnum úmido para que encostem e tenham apoio. Ela não passa por dormência, mas no inverno pode ter seu crescimento reduzido. Não é recomendado trocar seu vaso no inverno, pois nessa época sua capacidade de adaptação é reduzida, e a planta pode reagir de forma negativa.




Tudo que escreví foi baseado nas minhas experiências próprias no cultivo dessa planta ou no que lí na internet (como não passei por um inverno com ela, não tive essa experiência)


Comentem!!

--------------------------------------------


Byblis liniflora

Classificação:

Reino: Plantae
Ordem: Lamiales
Família: Byblidaceae
Gênero: Byblis
Espécie: Byblis liniflora


Descrição:


Byblis é um pequeno gênero de plantas carnívoras nativas da Austrália, mais conhecidas como rainbow plant, pois em seu habitat natural o sol bate em sua mucilagem, formando as 7 cores do arco-iris. As byblis são divididas em dois complexos, as linifloras e as giganteas.


As linifloras são plantas anuais, por isso crescem bem rápido, e podem chegar até 50 cm de comprimento. Suas folhas podem atingir 15 cm.


As giganteas podem atingir 70 cm de comprimento e suas folhas atingem 20 cm. Elas não são anuais, na época das secas praticamente morrem, mas depois renascem de seu rizoma.


Sementes de byblis são muito fáceis de germinar, podem ser semeadas do mesmo modo que as droseras e começam a germinar de poucas semanas até alguns meses.Por algum motivo, as byblis atraem muito mais insetos que as droseras, mesmo em lugares que parecem não ter nenhum inseto, como apartamentos altos, você sempre verá um grudado nela.


Ficha basica de cultivo


Crescimento: Por ser uma planta anual, ou seja, que dura menos de dois anos, a byblis cresce e floresce muito rápido, suas flores geram várias sementes e suas sementes nascem muito facilmente.


Plantio e transplante: Ela tem raízes muito frágeis e por isso, o vaso onde ela nasce deve ser de preferência o mesmo em que ela viverá pelo resto da vida. Suas sementes devem ser plantadas de preferência em um vaso grande, pois a planta crescida não deverá ser transplantada.


Dormência: Essa planta não tem período de dormência, mas não deve passar por muito estresse no inverno, onde sua capacidade de adaptação é reduzida.


Captura das presas: Para capturar suas presas ela usa sua mucilagem(gotinhas) em que os insetos grudam e tem os nutrientes absorvidos.


Adaptação: A byblis liniflora é uma planta muito fácil de cuidar, se adapta facilmente aos ambientes, uma prova de sua resistência é que se por algum motivo (pode ser uma ventania, por exemplo) ela cai para o lado, alguns dias depois você já pode perceber que ela está virando pra cima para voltar a crescer.


Iluminação: Pode ser colocada em um lugar que pegue algumas horas de sol direto por dia, mas se possível, que pegue bastante sol. Eu particularmente deixo minhas byblis atrás de uma janela onde pegam o sol da tarde.


Água: Ela gosta de bastante água, então, deixe-a sempre com um prato com água mas não regue-a de cima, pois se não a água destrói sua mucilagem (gotinhas).


Corte e podas: Não corte suas folhas, elas dificilmente secam. Quando der flores, não corte-as de jeito nenhum, pois elas cairão e darão lugar a um pequeno fruto que quando secar e se abrir aparecerão as sementes, depois de coletá-las a haste floral pode ser cortada, mas não é necessário.


Cuidados especiais: Tome muito cuidado com ventanias, pois essa é uma planta um tanto frágil e facilmente "tomba" para os lados.


Fique atento se estiver reformando ou pintando o lugar onde elas ficam, essa planta não tolera o cheiro de tinta, morrendo 'da noite pro dia'.


Floração: Ela tem uma flor lilás muito bonita, dá várias flores por ano e dessas flores saem varias sementes.


Bom, espero que tenham gostado. Um grande abraço e comentem!


Bruno Millan

6 comentários:

  1. que legal , nem sabia que essas de jarros existiam lol

    ResponderExcluir
  2. Normalmente o pessoal conhece só as dionaeas (boquinhas) mesmo. Minhas preferidas são as nepenthes(jarros), acho que vale a pena comprar uma, existem desde nepenthes de 5 reais até umas de mais de 200!! O.O

    ResponderExcluir
  3. algume pode mi ajudar ?
    tenho sementes de byblis liniflora com 17 dias de semeaçao e ainda nao germinaram
    queria saber se tenque deixa-las no sol (as sementes plantadas)?

    ResponderExcluir
  4. Vitor Meireles ( D. Admin.)7 de novembro de 2010 às 20:27

    Olá amigo, as sementes de Byblis germinão facil! boa sorte!Bom, em que substrato voçe plantou as sementes?? se vc tiver plantado em substrtao certo ( musgo sphagnum) e de forma correta ( jogalas por cima) , basta deixar as sementes em um local bem umido e iluminado!! pode ate deixar toar um pequeno tempo de sol, de manha por exemplo, mas não muito. Voçe pode simplesmente deixa-las em local com bastante luz e umidade que logo germinam! Germinaçã pode variar, pode levar de 15 dias até um mes e media.. epsero ter ajudado , qualquer coisa apenas perguntar! ps: qual seu nome?

    até+

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde comprei uma plantas dessas. Deve-se encher os seus jarros com agua ou não?

    ResponderExcluir
  6. Olá, apenas se vier sem, voce pode colocar um pouco de agua limpa para mantelos idratadose ajudar na adaptação da planta..o resto ela faz ^^

    ResponderExcluir