sexta-feira, 17 de setembro de 2010

''Semeando ''

Olá galera , bom dia !! este tópico e para mostrar-lês como semear suas sementes de plantas carnívoras!! este tópico esta aberto para comentários , opiniões duvidas e tudo mais ,fique a vontade!! ( tópico valido para sementes de Droseras e Utricularias .)

1- Você em primeiro lugar deve conseguir suas sementes, ( claro )

2- Depois precisa preparar o substrato , para isso nada melhor do que o famoso musgo sphagnum , você pode encontalo em floriculturas, feiras de plantas, casas de agricultura etc.. porem caso ao encontre pelo nome de sphagnum , ele também tem outros nomes , como musgo branco. voce também pode misturar uma pequena parte de areia bem lavada ( areia de quartzo é otimo) no musgo , mas mesmo assim , existem muitos outros tipos de substratos para semear , mas o melhor mesmo é o sphagnum puro. Pegue o musgo sphagnum e molhe ele muito bem , as vezes e bom ate ferve-lo para eliminar fungos ou outras praguinhas que ficam nele.. após isso basta deixa lo esfriar e colocar nos vasinhos.

3- Apos ter feito isso, pegue as sementes com MUITO cuidado! pois elas tem um tamanho muito pequeno , ( pequeno mesmo!!), e as espalhe por cima do musgo, ***apenas as espalhe por cima ! não as enterre , pois se não nunca germinaram!

4-Depois de semeadas coloque o vasinho com as sementes em um potinho ou pratinho com bastante agua em baixo , ( agua ate quase na metade do vasinho esta otimo..) para que o musgo não seque.

  • Não deixe o vasinho em sol direto ou forte ! no inicio é melhor deixa-las em um lugar que pegue sol indireto e fraco em um período do dia. Voce pode colocar o vasinho em uma mine estufa como uma garrafa pet cortada ao meio que fica super útil e protege as sementes contra chuva.
  • Não deixe cair agua por cima das sementes como chuva ou agualas por cima , para não afundalas e correr o risco de nao germinarem, basta deixar o pratinho com agua em baixo.
  • Tempo de germinação: Pode vaiar muito de como voçe estiver cuidando das sementes, pode levar de 1 semana ate 4 semanas, ou mais, depende dos cuidados que forem aplicados.

Em breve terei fotos ilustrativas e irei mostra-las aqui para ilustrar! Espero que tenha ajudados os iniciantes que ainda não semearam! Até + bom dia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário