domingo, 29 de agosto de 2010

Cultivando em ''Bogs''

---Bog feito com caixa de isopor.
(foto e cultivo: Léo Leonello)

Bom dia caros amigos, visitantes e membros !!! nada como um bom domingo para descansar e postar umas coisinhas novas né?kk..

Bom, o assunto aqui são os ''Bogs'' e seu uso no cultivo das nossas queridas plantas carnívoras, se você nunca ouviu falar.. deve estar se perguntando oque é um bog ? simples.. um bog é simplesmente um vaso porem sem, furos ! pode ser um vaso, uma jardineira, uma garrafa pet cortada ao meio, como as plantas carnívoras normalmente vivem em regiões pantanosas ou bem encharcadas e arenosas.. o bog ajuda muito , pois como não tem furos a agua se acumula e copia o habitat da espécie, simples e pratico ,alem é claro, de evitar aquele problema com os mosquito e a dengue, pois como não precisa de usar aquele pratinho com aguá em baixo do vaso, o mosquito não se prolifera ! A única coisa importante para se lembrar é : ''Faça um pequeno furo um pouco abaixo da borda do vaso ou recipiente para que a agua não transborde e leve sua planta junto com ela (cerca de dois a três dedos)!''.

Plantas que se dão super bem em bogs são : Quase todas do género Drosera, Dioneias tambem aceitam bem, utricularias , gelinseas , Sarracenias , Lembre-se: As NEPENTHES não se dão bem em bogs pois gostam de solo arejado epouco encharcado.. então :(nada de por sua nepenthes em um vaso sem furo..)

Em breve colocarei fotos e explicarei melhor como montar o seu ''Bog mix'' com varias plantas carnívoras juntas... até + comentem bastante e tirem duvidas a vontade.

2 comentários:

  1. só uma dica,plantas com raizes pequenas como uma dioneia ou sarracenia mais jovem tem que ter seu propio bog,e ele não pode ser muito grande,separeas pelo tamanho da raís.

    ResponderExcluir
  2. na verdade elas podem ficar em bogs coletivos sim, desde que tenham o espaço adequado para o crescimento das raízes ;)

    Abraço

    ResponderExcluir