domingo, 18 de julho de 2010

Substrato para plantas carnívoras

O substrato para as plantas carnivoras nao pode conter terra , humos , adubos , etc. nem nada que solte e libere minerais nocivos para as tais no solo , pois como as plantas carnívoras se alimentam de insetos e retiram seus nutrientes deles , nao precisam disso , e caso use isso pode inclusive matar a planta , então muito cuidado!!! Os substratos devem ser ácidos , para algumas arenosos, e sempre pobres em nutrientes , alguns mais indicados são : sphagnum, um musgo que se pode encontrar em feiras e algumas floriculturas. É praticamente o substrato mais adequado para ser usado no cultivo , por ser neutro , reter aguá e ser acido. Ele pode ser usado seco, ou vivo , porem o vivo nao é aconselhado para semear pois seus brotos podem competir com os seedlings. Algumas misturas incluido o musgo tambem são muito boas como :> pó de coco + sphagnum + areia , fibra de coco , + xaxim + areia , vermiculita + sphagnum .. entre outros , mas não pode conter derivados de pinus.
O artigo continua depois por falta de tempo , kk abraços , tenham bom dia!!!


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Oi pessoal!! aquí é o Bruno Millan e estou fazendo a continuação do post "Substratos para plantas carnívoras", do nosso amigo, Vitor Meireles.

Um componente muito útil, porém muito pouco conhecido para as plantas carnívoras é a perlita, um mineral branco, pouco mais pesado que isopor, retirado normalmente perto de vulcões. Ele é útil pois deixa o substrato leve, melhorando o crescimento das raízes da maioria das plantas carnívoras. Outro componente muito útil e fácil de adquirir, porém pouco usado pelas pessoas, são bolinhas de isopor, isso mesmo, bolinhas daquele isopor que embala tv's e que é vendido em placas. Ele ajuda muito na drenagem do substrato, é leve, barato, demora muito pra se decompor e usando-o você ajuda o meio ambiente.

Para semear a maioria das sementes de plantas carnívoras, o substrato mais recomendado é o musgo sphagnum puro e esterilizado. Para esterilizá-lo, você deve apenas fervê-lo. O sphagnum não pode estar vivo, pois ele cresce relativamente rápido e portanto compete com as sementes.

Bom, acho que é isso que eu tenho à dizer, caso eu tenha esquecido de alguma dica eu edito a postagem. Espero que todos tenham gostado bastante!

Um abraço e comentem bastante! ;)

16 comentários:

  1. Muito legal essa sua dica para os mais leigos!Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que Perlita, junto com sphagnum forma o melhor substrato possível para a maioria das plantas carnívoras.

    Normalmente o pessoal das floriculturas não conhece sphagnum, ele é mais conhecido por musgo branco ou musgo vermelho.

    O post ficou ótimo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. muito legal , eu tenho uma plantinha dessas , acho q é a dioneia , pq tem umas boquinhas , bem legal o blog!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Wilian!! A gente tá se esforçando bastante com esse blog, que bom que gostou! A sua planta deve ser uma dionaea mesmo, também foi a minha primeira! =D
    Minhas carnívoras preferidas são as nepenthes, acho elas muito legais...

    Abraço!

    Ah! Feliz dia do amigo para todos!! =D

    ResponderExcluir
  5. seria possível fazer um substrato de fibra de coco com sphagnum e dar certo?
    é verdade que adubo de Orquídeas faz mal para a Planta?
    Em qual solo deve ser plantado as sementes e depois para a muda ser transplantada,qual diferença entre os dois tipos??
    obrigado...
    ...áh,pq vocês não fazem um espaço tira dúvidas..acho q é melhor para a organização do blog que é 1000!VLw \o/

    ResponderExcluir
  6. (((seria possível fazer um substrato de fibra de coco com sphagnum e dar certo?
    é verdade que adubo de Orquídeas faz mal para a Planta?
    Em qual solo deve ser plantado as sementes e depois para a muda ser transplantada,qual diferença entre os dois tipos??
    obrigado...
    ...áh,pq vocês não fazem um espaço tira dúvidas..acho q é melhor para a organização do blog que é 1000!VLw \o/ ))
    ------------------------------------------------
    Olá Cris !! bom respondendo a esta sua pergunta ..
    R: Bom dá certo sim , voçe pode usar fibra de coco com sphagnum como substrato normalmente , muita gente usa esse tipo de usbstrato para as carnivoras , e sao bons os resultados !! voçe tambem pode misturar areia bem lavada , !! E sim é verdade ,, nunca se pode adubar as plantas carnivoras , pois isso é quase um veneno para elas ,,.. Essa sua ideia é muito boa , iremos providenciar ! q bom que esta gostando do blog , abraço , ate + x D

    ResponderExcluir
  7. Olá, primeiro gostaria de parabenizá-los pelo otimo espaço. Em segundo gostaria de tirar algumas dúvidas, como por exemplo quando vocês dizem "o substrato para algumas pode ser arenoso", "a perlita melhora o crescimento da maioria das espécies, por deixar o substrato mais leve", "Para semear a maioria das sementes de plantas carnívoras, o substrato mais recomendado é o musgo sphagnum puro e esterilizado", vocês dizem o que deve-se fazer para a maioria das espécies, mais não dizem o que fazer pra as restantes e nem quais seriam essas exeções. Fica ai a minha dúvida e agradeço muito antecipadamente a todos vocês.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado Victor. O blog ta meio parado utimamente mas agora irems atualizalo com mais frequencia. Bom.. vou tentar deixar umas coisas mais claras:

    Plantas d genero ''pingcula'' preferem solos mais arenosos..com mais aeração, para isso pode ser usado a perlita, vermiculita, areia lavada etc..muitas pessoas agora estao utilizando tambem isopor e carvao vejetal em algumas misturas para algumas plantas carnivoras, em breve faço uma postagem osbre isso.. mas a maioria das plantas que gostam mais de solos arenosos sao Pingculas, Sarracenias , Dionaeas.. em fim é bom um substrato bem aerado para elas, mas sempre com muito SPHAGNUM;
    -Para plantar sementes.... se utiliza SPHAGNUM no geral, para qulaquer genero! É o melhor ! ^^

    Nepenthes tambem gostam de substratos mais erenosos, Abraços eespero ter ajudado.^^

    ResponderExcluir
  9. Encontrei uma receita de 70% fibra de xaxim, 20% vermiculita e 10% spagnum. O que posso colocar no lugar dessa fibra de xaxim?

    ResponderExcluir
  10. podes usar fibra de coco lavada bem lavadinha que dá certo amigao...ou ate mesmo areia bemm lavada..abraços

    ResponderExcluir
  11. usando isopor vc ajuda o meio ambiente ... LOL

    ResponderExcluir
  12. Ola,essa areia pode ser a areia de construção bem lavada?desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Ola,essa areia pode ser a areia de construção bem lavada?desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Pode-se usar perlite + fibra de côco para dioneias?ou tem de ser perlite + turfa? ou o mais indicado é perlite + spagnum apenas?

    ResponderExcluir
  15. Pode-se usar perlite + fibra de côco para dioneias?ou tem de ser perlite + turfa? ou o mais indicado é perlite + spagnum apenas?

    ResponderExcluir