terça-feira, 27 de julho de 2010

Ficha de cultivo: Byblis liniflora

Byblis liniflora

Classificação:
Reino: Plantae
Ordem: Lamiales
Família: Byblidaceae
Gênero: Byblis
Espécie: Byblis liniflora

Descrição:
Byblis é um pequeno gênero de plantas carnívoras nativas da Austrália, mais conhecidas como rainbow plant, pois em seu habitat natural o sol bate em sua mucilagem, formando as 7 cores do arco-iris. As byblis são divididas em dois complexos, as linifloras e as giganteas.

As linifloras são plantas anuais, por isso crescem bem rápido, e podem chegar até 50 cm de comprimento. Suas folhas podem atingir 15 cm.

As giganteas podem atingir 70 cm de comprimento e suas folhas atingem 20 cm. Elas não são anuais, na época das secas praticamente morrem, mas depois renascem de seu rizoma.

Sementes de byblis são muito fáceis de germinar, podem ser semeadas do mesmo modo que as droseras e começam a germinar de poucas semanas até alguns meses.Por algum motivo, as byblis atraem muito mais insetos que as droseras, mesmo em lugares que parecem não ter nenhum inseto, como apartamentos altos, você sempre verá um grudado nela.

Ficha basica de cultivo

Crescimento: Por ser uma planta anual, ou seja, que dura menos de dois anos, a byblis cresce e floresce muito rápido, suas flores geram várias sementes e suas sementes nascem muito facilmente.

Plantio e transplante: Ela tem raízes muito frágeis e por isso, o vaso onde ela nasce deve ser de preferência o mesmo em que ela viverá pelo resto da vida. Suas sementes devem ser plantadas de preferência em um vaso grande, pois a planta crescida não deverá ser transplantada.

Dormência: Essa planta não tem período de dormência, mas não deve passar por muito estresse no inverno, onde sua capacidade de adaptação é reduzida.

Captura das presas: Para capturar suas presas ela usa sua mucilagem(gotinhas) em que os insetos grudam e tem os nutrientes absorvidos.

Adaptação: A byblis liniflora é uma planta muito fácil de cuidar, se adapta facilmente aos ambientes, uma prova de sua resistência é que se por algum motivo (pode ser uma ventania, por exemplo) ela cai para o lado, alguns dias depois você já pode perceber que ela está virando pra cima para voltar a crescer.

Iluminação: Pode ser colocada em um lugar que pegue algumas horas de sol direto por dia, mas se possível, que pegue bastante sol. Eu particularmente deixo minhas byblis atrás de uma janela onde pegam o sol da tarde.

Água: Ela gosta de bastante água, então, deixe-a sempre com um prato com água mas não regue-a de cima, pois se não a água destrói sua mucilagem (gotinhas).

Corte e podas: Não corte suas folhas, elas dificilmente secam. Quando der flores, não corte-as de jeito nenhum, pois elas cairão e darão lugar a um pequeno fruto que quando secar e se abrir aparecerão as sementes, depois de coletá-las a haste floral pode ser cortada, mas não é necessário.

Cuidados especiais: Tome muito cuidado com ventanias, pois essa é uma planta um tanto frágil e facilmente "tomba" para os lados.
Fique atento se estiver reformando ou pintando o lugar onde elas ficam, essa planta não tolera o cheiro de tinta, morrendo 'da noite pro dia'.

Floração: Ela tem uma flor lilás muito bonita, dá várias flores por ano e dessas flores saem varias sementes.

Bom, espero que tenham gostado. Um grande abraço e comentem!

Bruno Millan

5 comentários:

  1. Comigo ela deu sementes sem que eu polinizasse, mas não tenho certeza, pois algum inseto pode tê-la polinizado. Na dúvida, não custa nada polinizar com um pincel fino, palito de dentes ou cotonete ;)

    ResponderExcluir
  2. Vitor Meireles (admin)2 de agosto de 2010 às 12:14

    Sim no meu caso ela tambem se auto poliniza ! porem tem gente que só consegue sementes polinizando com un cotonete ou algo assim , bom , nao custa dar uma forcinha na polinisação né , kk t+

    ResponderExcluir
  3. É só passar o cotonete lá na flor e pronto?

    ResponderExcluir
  4. estou com sementes de biblis liniflora.
    se eu colocar as sementes em material sintetico, como lã, é possivel que elas germinem ?

    ou no xaxim puro ?

    ResponderExcluir